Gestão e Consultoria Contábil É o trabalho desenvolvido por um profissional liberal ou uma equipe de profissionais da área de contabilidade que analisa e interpreta todos os fatos da rotina de uma empresa, diariamente. De posse das informações dos registros diários e das demonstrações expositivas de determinada empresa, esse profissional obtém acesso a informações relevantes que o permitem prestar uma assessoria mais eficiente, não só da parte contábil, como também da fiscal, previdenciária e trabalhista, ajudando assim a melhorar a saúde, principalmente financeira, da empresa.
Uma boa gestão e consultoria contábil pode ser útil, por exemplo, na decisão sobre o enquadramento fiscal de determinada empresa. Esse enquadramento é que irá determinar a faixa de imposto em que ela se encaixa, ou seja, irá definir se seu regime será o simples, lucro real ou lucro presumido. De pendendo do tamanho da empresa, o imposto impacta diretamente na sua margem de lucro, logo, é fundamental estar bem assessorado para não perder vantagens diante do mercado.
Outra função da assessoria é auxiliar a empresa quanto às tomadas de decisões de negócios. Por exemplo, ao se contratar um funcionário é preciso entender que seu custo não se restringe apenas ao salário, mas também a todos os impostos que essa contratação acarreta, sem falar das férias e do décimo-terceiro salário. Fazer este cálculo com precisão é muito importante para planejar o fluxo de caixa da empresa e pensar na melhor forma de fazer com que ela cresça.
O setor fiscal é diretamente responsável pela apuração dos tributos diretos e indiretos das empresas. Cada equipe prepara a escrituração dos livros fiscais usando sistema informatizado, também integrado com a contabilidade. Prestamos toda assessoria na implementação de operações fiscais, orientando quanto ao ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL, além de auxiliarmos nas rotinas diárias dos profissionais de nossos clientes, no esclarecimento de dúvidas quando da emissão de notas fiscais, atendimento a fiscalizações, de acordo com as atividades exercidas por cada empresa.
- Análise, orientação e controle da aplicação da legislação
- Autorização para emissão de notas fiscais
- Registro dos livros nos órgãos competentes
- Lançamento dos documentos nos respectivos livros fiscais
- Elaboração de guias para pagamentos de impostos
- Assessoria em todas as rotinas fiscais
- Assessoria e acompanhamento no atendimento a fiscalizações
- Planejamento tributário
- Parcelamentos na esfera: federal, estadual e municipal
- Solicitação de compensações e ressarcimentos
- Transmissão das informações obrigatórias
- Elaboração de Regimes Especiais
- Assessoria na implantação dos processos para adesão da NFE
- Assessoria e acompanhamento na Escrituração Fiscal Digital.
Durante a realização dos trabalhos, a Assessoria Financeira Empresarial será responsável por auxiliar o planejamento, organizar e controlar as atividades estratégicas e operacionais, fixando ações, monitorando resultados e diagnosticando problemas que possam interferir no cumprimento dos objetivos e metas pré-estabelecidas.
A extensão das atividades de uma consultoria varia de caso a caso, porém, dentro de suas atividades podemos destacar:
- Diagnóstico completo da situação financeira
- Implantação e reorganização das informações, processos e controles financeiros
- Análise e diagnóstico dos pontos críticos e oportunidades de melhorias
- Implantação de sistema de gestão financeira para total controle de informações financeiras
- Capacitação e treinamento de colaboradores das áreas administrativas e financeiras
- Elaboração do planejamento financeiro
- Análise de resultados e implantação de ações corretivas
- Análises econômicas / financeiras, além de estudos de viabilidade de novos projetos e investimentos
- Diagnóstico para redução e eliminação de dívidas financeiras
- Acompanhamento e monitoramento de ações corretivas e de resultados, garantindo que a empresa não perca o foco e o rumo do seu plano de ação
Setor responsável pelos funcionários da empresa, desde sua admissão até sua demissão. O D.P., como é conhecido, possui, basicamente, 3 setores com atribuições distintas: admissão, controle/manutenção e demissão.
O setor de admissão cuida da parte de recrutamento e seleção do funcionário,de acordo com as necessidades da empresa. Primeiro verifica-se o perfil profissiográfico (são todas as atribuições, características profissionais do empregado) que a empresa está procurando no futuro empregado. Depois inicia-se o processo de recrutamento e seleção, por meio de escolha de currículos e fazendo entrevistas e dinâmicas de grupo. Esse setor também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa, nos critérios administrativos e jurídicos. Esse setor deve registrar o empregado conforme legislação trabalhista vigente.
O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, bem como do controle da jornada de trabalho, salários, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de freqüencia e todas as rotinas trabalhistas.
Por último e não menos importante o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho do funcionário, elaborando sua rescisão do contrato de trabalho e representando a empresa nos órgãos oficiais do trabalho (DRT - Delegacia regional do Trabalho, sindicados, Jstiça do Trabalho, etc.).